sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ser Criança...


ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL ABC - PROJETO MÊS DAS CRIANÇAS
TEMA:“SER CRIANÇA – SER MENINO MALUQUINHO”

DURAÇÃO: Mês de Outubro

Justificativa
A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável, através do Livro O Menino Maluquinho, um ser com grande alegria, carisma e esperteza que cria sol em dias de chuva, abraça o mundo com as pernas, brinca com sua sombra, canta, distribui segredos, pretendemos tratar de infância, felicidade e amadurecimento.

OBJETIVO GERAL
Envolver as crianças da educação infantil em atividades e nas comemorações do mês das crianças, oportunizando momentos diversificados de cultura, lazer e valorização desta importante fase, desenvolvendo um estudo da obra O Menino Maluquinho, onde as crianças possam viajar pelo fabuloso mundo deste ser e desvendar suas alegrias e segredos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Homenagear a criança;
- Valorizar a criança;
-
Festejar a Semana da Criança;
- Promover, durante a semana da criança, atividades extra classe, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas;
- Estimular a auto-estima;
- Evidenciar e interpretar os direitos e deveres da criança;
- Desenvolver o raciocínio-lógico, a criatividade, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
- Proporcionar jogos e brincadeiras.

DESENVOLVIMENTO
- Adquirir novos conhecimentos através de aspectos dentro do contexto do projeto;
- Trabalhar com o Livro O Menino Maluquinho e Uma Professora muito Maluquinha, enfatizando o Dia dos Professores, contando histórias coletivas de diferentes formas;
- Utilizar fantoches, painéis, figuras e teatro para trabalhar com a Hora do Conto;
- Construir brinquedos com sucata a partir da história na oficina de Artes Plásticas;
- Explorar a partir do livro, desenhos para colorir, recorte e colagem, músicas e poesias, dobraduras, desafios...;
- Realizar jogos e brincadeiras dirigidas a partir da história;
- Utilização de materiais informativos diversificados como: Mensagens, Declaração dos Direitos da Criança, ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente;
- Desenvolver a Oficina Culinária com receitas para as crianças;
- Realizar a Noite do Pijama na Escola ABC, com a participação de todos os alunos;
- Realizar passeios com toda comunidade escolar – Fazenda Fortaleza (Propriedade dos familiares dos alunos Robert e Manuella, situada na Fortaleza), Dia D pela Educação Infantil (Parceria UERGS e ESCOLA ABC, atividades para as crianças em frente a universidade), Feiras Literárias das Escolas Municipais, Parques e Praças, Teatro, Museu, Shopping, MacDonalds...
- Realização de um Passeio Ciclístico pelo Meio Ambiente, com as famílias e as crianças;
- Produção de uma grande festa municipal, para todas as crianças da comunidade na Concha Acústica de Cidreira;
- Produzir lembranças para entregar as crianças ao final do projeto.

CULMINÂNCIA
- Noite do Pijama;
- Festa Municipal na Concha Acústica;
- Passeios.

AVALIAÇÃO
A avaliação buscará entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deverá fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.                                                                                           

Tradições Riograndenses


Escola de Educação Infantil ABC 
 Aprender, Brincar e Criar  
                                              
PROJETO TRADIÇÕES RIOGRANDENSES
TEMA:“VIVENCIANDO AS TRADIÇÕES GAÚCHAS”


DURAÇÃO: Mês de Setembro

JUSTIFICATIVA
      Vivemos atualmente com muitas influências externas, que nos chegam com muita rapidez, está aí a necessidade de aprender ou reaprender, a valorizar o que realmente é nosso, termos bem presente de onde viemos e a que povo pertencemos. Entendemos que é necessário reviver nossas memórias, pois só assim podemos ter uma identidade verdadeira. Um povo com memória, sempre tem história.

OBJETIVO GERAL
Envolver as crianças da educação infantil em atividades e nas comemorações da semana farroupilha, oportunizando momentos diversificados de cultura, lazer e valorização das tradições gaúchas, motivo de orgulho de nosso povo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Observar, vivenciar e aprender fatos que fizeram a história do Rio Grande do Sul, bem como entender a importância de certos costumes para o gaúcho;
- Vivenciar o que é realizado para manter vivas as tradições gaúchas;
- Conhecer o Centro de Tradições Gaúchas (CTG), que se esforça e atualiza-se para que nossa cultura perpetue.
- Sensibilizar os educandos e suas famílias quanto à importância da cultura gaúcha;

DESENVOLVIMENTO
- Adquirir novos conhecimentos através de aspectos dentro do contexto do projeto.
- Realizar atividades de artes plásticas, confeccionando cuias de chimarrão, brinquedos tradicionais riograndenses, cavalinho de pau, 5 marias..., brinquedos estes, muito apreciados pelas crianças de antigamente;
- Promover rodas de chimarrão para aprender a fazer e saborear a bebida preferida do gaúcho;
- Explanar sobre as danças tradicionais, cantando algumas destas, realizando seus movimentos e trocando saberes com os alunos que participam da invernada Pré-Mirim de nosso CTG;
- Saborear comidas e doces típicos, elaborados através do cardápio da Escola e realizar a Oficina Culinária, preparando o churrasquinho;
- Participar de momentos de civismo, onde ouvirão e cantarão o Hino Riograndense, com hasteamento e arreamento da bandeira gaúcha;
- Realização da Festa de encerramento do projeto com toda comunidade escolar para saborear o churrasco produzido pelas crianças;
- Participar do Desfile Cívico Farroupilha a ser realizado a nível municipal, integrando-se as demais escolas e sociedade de Cidreira.

CULMINÂNCIA
A Escola ABC fará a abertura do Desfile Cívico Farroupilha Municipal, sob o Tema Geral – Farroupilhas: Ideais, Cidadania, Revolução – e o Tema da Educação Infantil – A Vida em Família.

AVALIAÇÃO
Será realizada através de anotações diárias sobre o desenvolvimento dos alunos e suas participações nas atividades propostas.

Diretora Ligiane Nunes
Pedagoga

Porquinho da Índia


ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL ABC
TURMA DA PRÉ-ESCOLA
PROFESSORA EVELYN

PROJETO PORQUINHO DA ÍNDIA

Tempo previsto de duração: entre uma e duas semanas, dependendo dos assuntos que forem emergindo nas pesquisas.

Justificativa: Partindo de uma brincadeira com um ratinho de brinquedo que a turma ganhou surgiu o assunto do porquinho da índia e o interesse em termos um na nossa sala como o nosso mascote. Vendo nesta idéia uma excelente oportunidade de trabalharmos muitos aspectos do desenvolvimento da criança, resolvemos seguir com o desafio.

Objetivos:
·        Incentivar o gosto pela pesquisa;
·        Trabalhar o valor da responsabilidade;
·        Desenvolver aspectos afetivos de carinho e cuidado;
·        Desenvolver a criatividade com a elaboração dos espaços da gaiola;
·        Trabalhar organização entre a turma;

Metodologia:
·        Pesquisas com a família e na escola sobre questões como:
- o que o porquinho da índia come?
- de onde ele veio?
- Como tem que ser a casa dele?
- do que ele gosta? Entre outras...
·        Organização da gaiola para recebê-lo;
·        Organização dos rodízios de cuidado;
·        Passeios com o porquinho no pátio;


 
PARA CONHECIMENTO...

  O caráter carinhoso e o seu ar de mascote, levou a que fosse cada vez mais acarinhado e faz dele um caso de
sucesso como animal de companhia.
  Manter um Porquinho da Índia é relativamente fácil, não precisa de uma gaiola muito grande (no mínimo 40x60cm,
mas quanto maior, melhor!), não é ruidoso e não tem cheiro intenso.
  Os Porquinhos são animais sociais que nunca devem estar sozinhos.   O melhor é ter um par do mesmo sexo junto,
dado que os porquinhos, como todos os roedores, têm grandes ninhadas num curto espaço de tempo.
  Devem ainda ter a possibilidade de fazer exercício diário fora das gaiolas, de maneira a manterem a forma.
  As gaiolas devem ser limpas com muita frequência de modo a evitarcheiros.
  A cama deve ser feita com aparas de madeira ou outro material próprio que se pode encontrar nas lojas de animais.
  Deve estar sempre disponivel água em bebedouro próprio, com esfera rotativa.
  A alimentação deve ser feita à base de feno e de ração própria para Porquinhos da Índia enriquecida com Vitamina C.
  Diariamente devem ser oferecidos frutas e vegetais frescos (ver tópico alimentação).
  Os Porquinhos da Índia mais comuns são tricolores de pêlo curto, mas existe uma grande variedade de raças e cores (ver tópico raças).
  Em adulto, o seu tamanho pode atingir os 25 cm e o seu peso entre 750 e mais de 1kg.
  A sua esperança de vida varia entre os 5 e os 8 anos.



 

My Blog List

Term of Use

Projetos Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino